sábado, 27 de julho de 2013

Jogando conversa fora

Hoje, encontrei um amigo que é um grande coleccionador de Kinders e o seu negócio é baseado na compra e trocas destes pequenos brinquedos  entre outras infinidades de produtos, como: Postais, cartões telefónicos, Kalkitos etc....

Conversando sobre "hobby", pequenos negócios de coleccionismo acabamos por falar em "blog" e Negócios de caracóis.
Diz-me ele, que a mais ou menos 25 anos atrás, ainda na época do escudo, tinha um negócio de caracóis que consistia na apanha e venda destes gastrópodes para cafés e restaurantes.
O kg  na época era cerca de 200,00$ escudos, 1,00€ dos nossos dias.

Naquela altura cheguei a pensar na helicicultura, diz-me o meu amigo, mas o investimento demorava cerca de cinco anos para recuperar e esta foi a razão para o não investimento.
As caracoletas estavam na sua mira embora os caracóis pequenos dão mais dinheiro e são mais baratos devido ter mais procura e maior consumo.
Ainda ele: disse-me que encontrou um bom lugar de onde tirou muito caracol, mais ou menos 20 kg. e demorou umas semanas na apanha deste gastrópode.

A verdade é que o caracol é uma fonte de rendimento e sobrevivência na altura do verão para muitas famílias e eles estão desaparecendo dos pastos naturais. Cada ano que passa, maior são o nº de pessoas que os procuram, seja como petisco, para venda ou por necessidade.

Ainda falando com outros conhecidos, todos reconhecem o potencial do caracol, mas tomar uma iniciativa dá muito trabalho e isso do Negócio de Caracol só vai para a frente quando as pessoas tiverem a corda no pescoço.

Não se trata de influenciar, mas, o caracol ou melhor ainda, o Negócio de Caracóis já passou na cabeça de milhares de pessoas mas assim como outro negócio qualquer poucos são capazes de o fazer com cabeça tronco e membros, 

Por tudo o que envolve uma criação de caracóis e na actual conjuntura em que vivemos, eu, prefiro a tradicional e salutar apanha do caracol nos pastos selvagens dos campos e urbanizações abandonadas do nosso país.

Enquanto a conversa esquenta e a cerveja desce, ouvimos outras opiniões e muita conversa fiada a espera de mais um pratinho de caracóis trazidas pelo amigo "Noberto" da praça.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Negócio de sucesso

Estava eu em Santarém numa das tascas mais antigas da cidade ao lado de bêbados e apreciadores de vinho tinto falando de loterias, euromilhões e na sorte grande em geral, cujo tema acompanha a nossa realidade social onde o trabalho já não é solução para a resolução dos problemas causados pela críse e da corrupção que vem assolando o nosso Portugal nestas últimas décadas.
 
A conversa estava animada e os petiscos iam pouco a pouco desaparecendo, a sorte é que o estaminé ainda tinha uma box de 10 litros fechada para dar seguimento a outra que estava furada. De repente: Fala-se em caracóis e os sítios onde são encntrados. Um bêbado diz muito alto: - É o Noberto ali na praça que têm os melhores caracóis de Santarém!!! Ele têm um segredo que não diz, o seu tempêro é divino, os seus caracóis nem precisam de palitos é só encostar a bôca e chupa-los...
 
A conversa logo seguiu este rumo e a malta inebriada pelo vinho animou e já não se falou noutra coisa.. E é o Canelas no Jardim de Baixo é o Patrick que têm os melhores caracóis...
 
E assim foi até a tasca fechar, mas na verdade é que o negócio de caracóis é uma mina de ouro e as esplanadas da nossa cidade não sabem aproveitar, estamos a falar de faturação entre bebidas, pão torrado e caracóis na ordem dos 300 a 400 %.
 
As pessoas perguntam-me muitas vezes e pedem receitas de caracóis, aqui vai uma de boa vontade.
 

Caracóis à Portuguesa

O segredo é cozinha-los lentamente sem tempera-los senão o caracol entra para dentro de casa e aí só com palitos.
 
O tempero vai pondo gradualmente após os caracóis estarem mortos e por último o sal.
 
O segredo é a mistura de ervas, temperos diversos e picante cabe a cada um descobrir ou inventar a fórmula mágica-
Hoje uma coisa vos digo: A moda é tudo que seja LOW-COST, se for bom e barato e bem atendido o cliente volta sempre.
 
Caracóis à Portuguesa
2kg de caracóis
2 c. sopa de azeite
3 dentes de alho
1 cebola
1 folha de louro
1 raminho de oregãos
sal

 1/2 knorr a 1

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Portugueses, sol, minis e caracóis

Estamos em pleno verão, para a maioria dos portugueses é sinónimo de férias, praias, campos e sol, chegou a altura de relaxar, isso quando as crianças deixam. A salvação das férias masculinas deve-se na sua maioria aos avós, sogros e as mulheres que tomam conta das crianças enquanto os adultos masculinos procuram uma boa tasca recheada de minis e caracóis de preferência com vista para shortinhos, mini-saias e bikinis.
 
Os caracóis, cada vez mais é a opção de petiscos escolhida pelos portugueses, mas nem sempre foi assim:
Antes os caracóis não passavam de comida de galinhas e patos e eram apenas pragas que assolavam e destruiam as hortas e jardins, eram desprezados e vistos com repugnância pela maior parte dos portugueses, principalmente as mulheres.
 
Hoje, os caracóis são sinónimo de Verão, convívio e são consumidos de Maio a Setembro, sendo Junho, Julho e Agosto os meses fortes no consumo.
 
Os franceses já são veteranos no consumo destes gastrópodes e o seu consumo atinge todas as camadas sociais.
O caracol em França está fixado nos melhores restaurantes e fazem parte das iguarias mais caras do cardápio é consumido com vinhos branco, rosé e espumantes generosos e o caracol recebe o nome de escargots, para os italianos é lumachi, iguarias gourmet também servidas  em restaurantes de luxo. Em Portugal os tempos mudaram e o humilde caracol conquistou terrenos no mercado nacional e tornou muitos empresários ricos, quando digo rico é mesmo rico e não os falsos ricos que vivem de aparências.
 
A maioria dos caracóis são de fora do país, geralmente de Marrocos. Um saco de quilograma do caracol pequeno que entra no país a menos de 0,90 cêntimos chega ao consumidor nas superfícies comerciais a 3,99 euros e no prato, como petisco, servido pelas tascas no litoral português á 5,00 euros e acompanhado com pão torrado e minis, façam as contas. O negócio é tão bom que já há caracóis para entrega a domicílio.
 
Assim que o calor aparece, começa a época do caracol. Acabando o mès de Abril, ou seja Maio, começam a aparecer cartazes com a célebre frase;  ‘Há caracóis!’. Estamos a falar mas no interior, porquê junto ao litoral os cartazes aparecem durante o mês de Abril.
 
Os caracóis são apreciados de Norte a Sul do país, mas o norte ainda é fraco na apreciação destes "bichinhos", sendo Lisboa onde mais se consome e onde singra as principais casas afamadas pela confecção deste petisco.
 
Entre estas casas, encontramos, "O Filho do Menino Júlio dos Caracóis", normalmente conhecido como Julinho dos Caracóis o recordista de vendas em todo o país:
Segundo dizem, foi o primeiro restaurante a instalar-se no Vale Formoso de Cima na zona de Marvila, depois, vieram outros restaurantes de petiscos.
É a principal e mais afamada casa de petiscos em Marvila e quem sabe Lisboa ou mesmo do país, pois o Menino Júlio é sinónimo de "caracóis".
 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Onde comer caracóis

Tirado de: Onde Lisboa.
 
De Maio a Agosto, no tacho ou na chapa – é chegada a altura de saborear os nossos tradicionais “bichinhos de jardim”. Também nós não resistimos à tentação e resolvemos partilhar o nosso roteiro pelos vários estabelecimentos de Lisboa. Um roteiro para ser feito sem pressas, como o próprio caracol.
Amados por muitos, odiados por outros; feios ao olhar, atraentes ao paladar. Desde sempre que os caracóis foram um prato apreciado por vários povos do sul da europa, e o português não foi exceção. Chegam os meses sem “r” (justamente o oposto da regra dos mariscos) e começam a aparecer os famosos letreiros a anunciar a sua chegada. Um clássico lisboeta, merecedor de mais estatuto ainda se for escrito a caneta azul por cima de uma toalha de papel. Adoramos!
 
 


veja também em:
Escape.pt deixa, em aberto, a rota dos melhores locais para comer caracóis!
Casa Primo dos Caracóis (Moncarapacho, Olhão)
Casarão dos Caracóis (Pereiro de Palhacana, Alenquer)
Casa dos Caracóis (Malveira)
Casa dos Caracóis (Setúbal)
Casa dos Caracóis (Odivelas)
Túnel de Santos (Lisboa)
O Navio (Santa Cruz, Torres Vedras)
Tico-Tico (Lisboa)
O Eduardo das Conquilhas (Parede, Cascais)
O Palhacinho (Faro)
Café Restaurante O Mira (Viana do Alentejo)
O Lagar (Pechão, Olhão)
E Mais!
Café O Moinho (Queijas, Oeiras)
Café O Caracol (Montijo, Setúbal)
O Farol da Torre (Belém, Lisboa)
Café O Caracol (São Domingos de Rana, Cascais)
O Apeadeiro (Vale Formoso, Loulé)
O Pescador (Lisboa)
Muito Bom!
Acompanhe o escape.pt no Facebook e no Twitter!
Escape.pt deixa, em aberto, a rota dos melhores locais para comer caracóis!
Casa Primo dos Caracóis (Moncarapacho, Olhão)
Casarão dos Caracóis (Pereiro de Palhacana, Alenquer)
Casa dos Caracóis (Malveira)
Casa dos Caracóis (Setúbal)
Casa dos Caracóis (Odivelas)
Túnel de Santos (Lisboa)
O Navio (Santa Cruz, Torres Vedras)
Tico-Tico (Lisboa)
O Eduardo das Conquilhas (Parede, Cascais)
O Palhacinho (Faro)
Café Restaurante O Mira (Viana do Alentejo)
O Lagar (Pechão, Olhão)
E Mais!
Café O Moinho (Queijas, Oeiras)
Café O Caracol (Montijo, Setúbal)
O Farol da Torre (Belém, Lisboa)
Café O Caracol (São Domingos de Rana, Cascais)
O Apeadeiro (Vale Formoso, Loulé)
O Pescador (Lisboa)
Muito Bom!
Acompanhe o escape.pt no Facebook e no Twitter!

caracóis para entrega

Segundo as minhas andanças pela "NET", para mim, não foi novidade. Já tinha descoberto antes alguém que os entregava a domicílio. O erro foi a falta de investimento no Marketing e no Merchandising. A pessoa aqui em causa não vou citá-la embora um dos posts deste blog mencione.
 
 
"Agora existe uma empresa que entrega caracóis em casa, ou seja a domicílio", e ha pessoas que não acreditam nesta novidade.
 Muita boa gente pensa que isto não passa de uma brincadeira e não leva a sério, obrigando-nos a provar através de jornais ou de notícias na internet.
 
Esta empresa existe e chama-se - Caracol Express - uma empresa que entrega caracóis em casa entre Maio e Setembro!

Houve pessoas que se sentiram roubadas, pois pensaram na idéia e até no projeto mas não foram capazes de o porem em prática ou faltou a coragem.
 
Se alguém já experimentou os caracóis a domicílio desta empresa, diga o que acha ou o que pensa?
 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Caracol "TURBO", estréia

Esta quinta-feira: «Turbo» estréia nos cinemas.

 
Turbo é um caracol que sonha tornar-se o corredor mais rápido do mundo. A sua obsessão pela velocidade faz com que se sinta um peixe fora de água na lenta comunidade dos caracóis.
Turbo deseja desesperadamente deixar para trás a vida calma e pacata em que vive, e o seu desejo pode realizar-se quando sofre um estranho acidente e adquire o poder da super-velocidade.
De motor carregado, Turbo embarca numa extraordinária aventura para vencer os seus ídolos na corrida Indy 500. Ao lado de Turbo está a sua dedicada equipa de caracóis corredores – um bando de viciados em adrenalina, armadilhados de conchas que se parecem com miniaturas de carros de corrida. Mas é Turbo quem consegue o impossível, por recusar que as suas limitações o impeçam de concretizar os seus sonho.
 
 
Ficha técnica:
Título: «Turbo»
Título original: «Turbo»
Realização: David Soren
Elenco: Bill Hader, Ken Jeong, Luis Guzmán, Michael Pena, Paul Giamatti, Richard Jenkins e Ryan Reynolds
Duração: 96 minutos
País: EUA
Género: Animação
Ano: 2013

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Caracóis bebendo - foto

Foto da semana- caracóis bebendo

Foto: From the smallest of creatures to the oldest, largest tree, nature calls out to us with indescribable beauty and grace. How anybody could think to damage our world is beyond me.
~Trippin

Desde as criaturas mais pequenas até às árvores mais antigas e mais grossas, a natureza apela-nos e sensibiliza-nos com uma graciosidade indescritível. Quem continuamente pensa em abusar e destruir este Equilíbrio ultrapassa-me.
 
Veja mais em:

Características do caracol



Dicionário popular


Caracóis são os moluscos gastrópodes terrestres1 de concha espiralada calcária, pertencentes à subordem Stylommatophora, que também inclui as lesmas.
São animais com ampla distribuição ambiental e geográfica e respiram através de um pulmão.
Designação tirada da Wikipédia:

As diversas espécies de caracóis se distinguem especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita de calcário, e pesa pouco mais de um terço do peso total.

- Em francês escargot significa caracol;
- Molusco,porque o seu corpo é mole, sem esqueleto;
- Gastrópode, porque tem a parte estomacal (gaster-estômago) junto ao pé (podes = pé);
- Pulmonado, porque respira através de um pulmão;
- Terrestre, ao contrário do seu primo caramujo que habita as águas doces ou salgadas; Obs. O caramujo transmite doenças nomeadamente a esquitossomose.
- Pertence ao género Helix (de onde vêm hélice e helicóptero), porque seu corpo faz uma torsão de 180º. Por isso, a criação é denominada helicicultura e quem cria é um helicicultor.

Festival do Caracol Saloio - Guia do Lazer

 
Costumam chegar à mesa na companhia da cerveja, ao final da tarde, numa esplanada qualquer. Podem vir temperados com orégãos, com molho de manteiga ou até em feijoadas. Mas é só para quem gosta - e se há petisco pouco consensual, é o caracol. Para os fãs, o Festival do Caracol Saloio começa dia 13 em Loures e fica por lá até ao final do mês.
Organizada pela Câmara de Loures, a 13.ª edição do festival começa amanhã à tarde, às 17h, e prolonga-se até 29 de Julho. Os visitantes têm dez tasquinhas à escolha para provar uma variedade de pratos cozinhados com caracóis e caracoletas.
Não falta imaginação para cozinhar o petisco: além dos tradicionais caracóis cozidos, há especialidades como a favada de caracoletas, os rissóis de caracol, o risotto de caracóis, a macedónia de caracoleta com maionese ou a caracoleta de caril. Da ementa consta também o pão de caracol, o bacalhau com caracóis e - a novidade - o bolo oficial do festival (a única especialidade que não tem caracóis).


CERNACHE DO BONJARDIM - Festival do caracol arranca amanhã.        PDFImprimire-mail


11-Jul-2013
À semelhança de anos anteriores, também este ano, entre 12 e 28 de julho, a vila de Cernache do Bonjardim recebe a Feira Gastronómica do Caracol pelo sétimo ano consecutivo, sendo “o único local em Portugal onde a cozinha está montada por 15 dias”, refere Belmiro Domingos, impulsionador desta iniciativa itinerante que começou há 10 anos na Costa da Caparica com a receita tradicional. Os anos foram passando e neste momento são já 16 as receitas que a sua imaginação e vontade de inovar originaram. Neste rol, Belmiro Domingos destaca o caracol à caçador onde “o coelho vai buscar o sabor do caracol e este o sabor do coelho”. Existe ainda o fondue de caracol em que a caracoleta é frita tendo como acompanhamento diversos molhos. Há ainda uma receita destinada às crianças e às gravidas sem muitos condimentos.
 
Veja os detalhes em: Rádio Condestável

O valor do caracol

Ainda existe preconceito e nojo pelos caracóis, no brasil o consumo é mínimo e as pessoas estão desinformadas sobre o tema.
O Achatina Fulica (caracol Africano) é também culpado pela má publicidade dada aos pequenos caracóis, esta raça invasora proveniente de África, trouce muitas doenças e acabou por assustar as populações mais desinformadas.
 
Em Portugal, os nortenhos na sua maioria rejeitam este petisco, sentem-se enojados.
Os caracóis é parte constituinte da gastronomia européia, principalmente francesa, espanhola e portuguesa, sendo consumida como entrada, petisco, ou mesmo como prato principal.
 
Em França, as caracoletas (escargots), fizeram sempre sucesso, tornou-se fino e é prato servido nos melhores restaurantes franceses acompanhado de um bom vinho branco fresco ou espumantes.
 
 
 
Apresento o caracol.
 
Propriedades nutritivas dos caracóis
A sua carne é de primeira qualidade, muito apetitosa e nutritiva.

Valores nutricionais comparativos por / 100 gr           
 
................Caracol ..............Vaca........... Frango .............Peixe........... Ostra

Lipídeos 0,5 - 0,8 ............0 - 12...............12 .....................1,5.................1,1

Calorias   60 - 80...........160 - 170............120 ......................70...............65

Proteínas 13 - 15............. 21 - 23.......... 18 - 17.................. 15............... 12

Água         70 - 85 ...............72............... 70 - 72.................. 81............... 82

Sais minerais 1,5 - 2,0...... 0,9 ..............0,8 - 1,0 ...........0,25 - 0,29 -.....----

A cura através dos caracóis
• As proteínas dos caracóis ajudam na reconstituição da integridade dos tecidos gástricos e, portanto, na cura da úlcera;
• Por ser um alimento rico em cálcio, ajuda a combater o raquitismo e é ótimo durante a amamentação;
• Por ser rico em sais minerais e ferro, é útil durante a gravidez e amamentação;
• Por ter alto teor de ácidos graxos polinsaturados, combate o colesterol;
• É pobre em lipídeos, podendo ser consumido por pessoas acometidas por problemas no fígado, arteriosclerose e obesidade;
• Na França e Alemanha, são usados como base para cosméticos e suas conchas no artesanato.
São usados também no tratamento de pele pelos orientais.
Há quem diga que faz bem aos pulmôes.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Temperos para caracóis

O verão está aí e muita boa gente não sabe temperar os caracóis, aqui vão algumas dicas.
O segredo vem com tempo e com a degustação.
Isto é como tudo,a a maioria das pessoas comerão durante a vida inteira este petisco, mas poucas pessoas desenvolverão a capacidade de confecciona-los correctamente e de inovar novas receitas.

Após a triagem dos caracóis.

passo: passe os caracóis em águas limpas até se verificar que já não sai sujidade. Se o caracol estiver seco, bastam 3 a 5 passagens.
Após a última passagem, passe os caracóis para um tacho, cubra-os de água, tape bem e deixe em repouso durante 30 minutos.
.
2º passo:  Depois dos 30 minutos, ponha tacho no bico mais pequeno que o fogão tiver e acenda o lume no mínimo. Quanto mais lento for o aquecimento, mais saídos e esticados ficam os caracóis.  

Temperos 
Assim que estiverem mortos, o que se vê bem, tempere com tudo o que quiser, deixando o sal por último, use o bico grande e ponha o lume alto. 
Ponha no tacho os caracóis.
Conforme vai levantando a fervura, vai se formando uma espuma de lado que vai crescendo. Vigie, quando a espuma estiver quase a transbordar, apague o fogo, lance uma colher de sopa de vinagre, junte então o sal, tape e deixe ficar mais 30 minutos tapados antes de servir.

Em relação aos temperos,  alho, azeite e sal são os temperos principais para uma boa caracolada. Os orégãosmalagueta para “apimentar”, juntar refogados caldosKnorr  para dar mais sabor, há quem prefira o de galinha.
A cebola e o pimento verde também são opções,  porém o pimento deve ser posto apenas uma mínima quantidade e em pedaços minúsculos, senão altera o sabor.
O  chouriço, presunto, bacon são outras opções para enriquecer este  petisco.
Se quiserem, pode-se por tudo o que aqui foi descrito.

Há pessoas que são contra os caldos de aglomerados que se vendem para dar sabor, preferem assim usar o caldo de carnes ou galinha obtidos da cozedura.destes.

Comer caracóis é algo cultural e pessoal e o seu preparo depende do gosto de cada um.   
As técnicas para o consumo para quem não possui ferramenta própria restringe-se aos vulgares palitos de dente ou alfinetes. Se o caracol estiver no ponto, basta encostar a boca e chupa-los que saem da casca inteiros, senão, temos que espetar o palito e girar enquanto puxa o "bicho" para que não fique metade do corpo do caracol na concha. 

Já agora!!! A minha "mini"?

Curiosidade:
Oregãos

 

Para muitas pessoas a existência dos orégãos começa e acaba numa fatia de pizza. Contudo, estas ervas são - felizmente - muito mais do que isso, sendo o toque essencial em muitas saladas, caldeiradas, caracóis e outras saborosas e saudáveis aplicações.

Veja mais em: Um olhar sobre o mundo

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Caracol canibal e lesma cor-de-rosa

Caracol canibal e lesma cor-de-rosa descobertos na região montanhosa da Austrália

Uma lesma gigantesca e cor-de-rosa choque e um caracol canibal foram descobertos numa zona remota da Austrália, Monte Kaputar. Segundo o Sydney Morning Herald, a lesma pode atingir 20 centímetros e o caracol come outros caracóis – os vegetarianos.
A descoberta bizarra foi feita perto de Narrabri, na província de Nova Gales do Sul, a 520 quilómetros de Sydney.
Segundo o jornal, a maioria da vegetação da montanha é seca, mas existem algumas bolsas de floresta tropical, uma mistura de ambiente com criaturas únicas no mundo – como estas duas.
 
 
 
 
Veja a notícia completa em: Biodiversidade, GREENSAVERS

Caracol express: Caracóis à porta de casa

São nutritivos, ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, mas o aspeto nem sempre é suficiente para convencer os paladares mais impressionáveis. Apesar disso, os caracóis têm conquistado o estatuto de iguaria tradicional do verão português. E foi a partir dessa ideia que os três sócios da Garden Gut, uma empresa de hotelaria, lançaram um serviço de entrega ao domicílio, o Caracol Express.
 
Confecionado no momento, um menu para duas pessoas, composto por uma dose de 500 gramas e duas cervejas, custa nove euros. Apesar de se tratar de um projeto recente, o fator novidade tem dado frutos: “Temos tido muitas encomendas”, assegura Cristina. Ao alargar o negócio principal, o restaurante, ao serviço de entrega de caracóis, o grupo pretende estender o público alvo. “A ideia foi diversificar ao máximo o nosso tipo de clientela”, sintetiza Cristina.
 
Veja a Notícia completa: Caracol express



Observação e oportunidade de negócio acompanhado de bom Marketing.
O restaurante Gut your Flavour reabriu e lançou três novos serviços de entrega: caracóis ao domicílio, refeições no trabalho, dietas em casa.

 

Vida de Caracol

Vida de Caracol

O lento percurso dos gastrópodes de um dos maiores importadores nacionais - do armazém à travessa



Francisco Caetano, 60 anos, é um empresário otimista, coisa rara nos tempos que correm. Proprietário da empresa de importação e exportação Francisco conde, acredita que este é um ano particularmente bom. Para os caracóis, pelo menos. "As previsões são altas, espero vender cerca de 2 mil toneladas", diz, confiante. Na época forte de consumo de caracóis, entre abril e finais de agosto, os camiões chegam ao seu armazém, em Brejos de Azeitão, na Margem Sul, a um ritmo quase diário. Todas as madrugadas é preciso descarregar o material - isto é, os caracóis, que vêm de Marrocos - e, nas horas seguintes, pô-los a repousar na arca frigorífica.

Veja a notícia completa em: VISÃO
FRANCISCO CONDE

Pontos de venda: Pingo Doce, Jumbo e Makro; lojas take-away Casa dos Caracóis: Barreiro, Montijo, Foros de Amora, Brejos de Azeitão e Lagoinha
Preços: €5 (750 ml), €8,50 (1200 ml), €13 (1,650 ml), €21 (2,50l), €29 (5l)

Migração com 8.000 anos

Caracóis podem ter migrado de França para a Irlanda há 8.000 anos

Uma espécie de caracol comum no oeste da Irlanda pode ter sido transportada para lá, por humanos, durante a Idade da Pedra.
O Cepaea nemoralis pode ser encontrado em muitos locais da Europa Ocidental e tem tipicamente 1,5 centímetros de diâmetro. No oeste da Irlanda existe uma subpopulação da espécie capaz de atingir até o dobro deste tamanho e com um lábio branco distintivo na sua concha – traço também visto em membros da espécie do sul de França, ao longo das encostas norte dos Pirinéus.
Em estudos anteriores, a datação por carbono das carapaças dos caracóis revelou que a rara variante de lábios brancos chegou à Irlanda há mais de 8.000 anos. Agora, os investigadores ligaram por fim os caracóis irlandeses aos dos Pirinéus.
 
Veja mais em: GREENSAVERS

Tratamento estético com caracóis vivos


Publicado em 05/07/2013 21:15

Empresa japonesa oferece serviço de estética que usa caracóis vivos


Novo método oferece mais brilho na pele dos clientes.

Japão - ipcdigital.com e agências                       


 
A empresa de cosméticos Dr. Ci: Labo Co. vai introduzir um serviço facial com uma técnica um pouco ortodoxa que utiliza caracóis vivos. A novidade estará a disposição dos clientes a partir do dia 15 de julho, segundo o Nikkei.
 
International press - IPCDIGITAL.COM

Outras notícias relacionadas.

Segundo especialistas da clínica The Ci:zMedical Group, ouvidos pelo jornal inglês The Telegraph, os animais deixam propriedades antioxidantes enquanto estão na pele. "Ajuda a remover células mortas, curar a pele após queimaduras solares e ainda hidrata a região", disse Manami Takamura, esteticista da clínica.

Tratamentos feitos com ingredientes exóticos são frequentemente notícia na imprensa. Informações sobre o uso de esperma, sangue e placenta são apontados, inclusive, como integrantes do ritual de beleza de celebridades.
Segundo especialistas da clínica The Ci:zMedical Group, ouvidos pelo jornal inglês The Telegraph, os animais deixam propriedades antioxidantes enquanto estão na pele. "Ajuda a remover células mortas, curar a pele após queimaduras solares e ainda hidrata a região", disse Manami Takamura, esteticista da clínica.

Tratamentos feitos com ingredientes exóticos são frequentemente notícia na imprensa. Informações sobre o uso de esperma, sangue e placenta são apontados, inclusive, como integrantes do ritual de beleza de celebridades.

Festival do Caracol Saloio 2013

Caracol Saloio 2013
Restaurantes e suas especialidades
Briónia
· Caracoleta Guisada à Briónia
· Feijoada de Caracol
· Rancho de Caracol
· Rissóis de Caracol
· Patê de caracol

Café Primavera
· Pataniscas de Caracol
· Feijoada de Caracol
· Caracol à Rato
· Dobradinha de Caracol
· Pica-Pau de Caracol
· Rissóis de Caracol

O Grelhador de Loures
· Caldeirada de Caracoletas
· Massada de Caracóis
· Feijoada de Caracóis
· Arroz de Caracóis
· Caril de Caracóis
Caracol Saloio 2013
· Caracoletas de Coentrada
· Caracoletas à Bulhão Pato
· Caldeirada de Caracoletas
· Empada de Caracoleta
· Rissóis de Caracol

Snack-bar – Apollo 78
· Caracoleta à Parisiene
· Caracol à Bulhão Pato
· Caracol à Andaluza
· Caracol à Rossini
· Fussili de Caracoleta
· Caracoleta á St. Germain
· EmpadApolo

Café Ludecénio
· Chili de Caracoleta
· Caracoleta à Bulhão Pato
· Caracoleta Au Cerveja

Churrasqueira Ideal de Loures
· Caracoleta à Bulhão Pato
· Caracoleta à Ideal
· Rissóis de Caracol
· Quiche de Caracoleta
· Feijoada de Caracoleta
· Pão de Caracol

Restaurante “O Limiano”
· Bacalhau com Caracoleta
· Massinha de Caracoleta
· Caracol à Limiano
· Feijoada de Caracoleta
· Caracoleta de Coentrada
· Pataniscas de Caracol
· Caracoleta à La Guilho
· Pasta de Caracol
· Caracóis Guisados à moda do Chefe
· Misto de Especialidades

Restaurante “Retiro do Minhoto”
· Caril de Caracoleta
· Chamuças de Caracol
· Cocktail de Caracoleta
· Massada de Caracoleta
· Caracoleta à Minhota

Restaurante “Café Estrela”
· Feijoada de Caracoleta
· Caracoleta Mitra à Camponesa
· Rissóis de Caracol
· Caracoleta à Bulhão Pato

Restaurante “Salero”
· Chamuça de Caracol Saloio
· Caracoleta à Bulhão Pato
· Caracoleta “al ajillo” com camarões de Moçambique
· Caracoleta à Espanhola com cebola, pimentos e alho
· Caril de Caracoleta à Salero
· Feijoada de Caracoleta
· Caracoleta ao Piri-piri
 
 

Entre 12 e 28 de julho, Festival do Caracol Saloio


Estão a chegar a Loures os 17 dias mais aguardados do ano. Entre 12 e 28 de julho, o Festival do Caracol Saloio completa a sua 14ª edição e promete muita animação e tardes bem passadas. O evento, apresentado no dia 2 na Quinta do Conventinho, dá a escolher dez tasquinhas, onde se poderá provar uma variedade de pratos cozinhados com caracóis e caracoletas.

No ano passado foram consumidos, no Festival, 15 600 quilos de caracóis/caracoletas e 32 600 litros de bebidas. Números impressionantes, que serão, talvez, superados, apesar da crise.

“Neste evento a crise não se põe”, dizia com segurança Vítor Almeida, proprietário do Apolo 78, uma das tasquinhas participantes. “Estou cá desde a primeira edição e, de ano para ano, aumenta o número de visitantes e aumenta o consumo. As pessoas estão fartas de ser bombardeadas com notícias sobre a crise. Quando se sentam à mesa com um prato de caracóis, querem é descontrair e aproveitar estes momentos de convívio. Ficam mais soltas.”

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Peixe Caracol

Jumbo lança livro de receitas: “As 1001 maneiras de fazer peixe-caracol”

 


 
 
O Jumbo vai lançar esta segunda-feira o seu primeiro livro de receitas “As 1001 maneiras de fazer peixe-caracol”.
«É um livro muito interessante, que ensina a confeccionar o "fiel amigo" das mais diversas formas, por exemplo, Peixe-caracol à Zé do Pipo, Peixe-caracol à Brás, Arroz de Peixe-caracol, Peixe-caracol à Lagareiro, Peixe-caracol Assado no Forno ou mesmo rissóis de Peixe-caracol», explica fonte do hipermercado.

Recorde-se que o peixe-caracol é muito apreciado pelos consumidores, embora eles não soubessem.
 
Este texto pertence a: Imprensa Falsa
Ps. O que vale é que os portugueses são bem humorados, mas por este andar qualquer dia estamos a comer lesmas no lugar de caracóis.