domingo, 27 de janeiro de 2013

O santuário dos caracóis - Vida - Sol

 
 
 
Todos os anos a tradição se repete. Chega Abril e começam a aparecer nas montras cartazes improvisados onde se lê ‘Há caracóis!’. Todo o restaurante de bairro, tasca e tasquinha oferece o mesmo petisco. Muitos nem se atrevem a prová-los, tal é o asco que provocam. Para outros, porém, é o melhor petisco do Verão. Com tempero apurado e acompanhados por uma cerveja gelada, os caracóis são também sinónimo de Verão.
Mas há casas e casas. Na zona de Lisboa, o painel consultado pelo SOL não hesitou em eleger aquele que, por norma, já é considerado o santuário dos caracóis, o restaurante O Filho do Menino Júlio dos Caracóis, normalmente abreviado para o Julinho dos Caracóis.
Este ano a temporada arrancou ainda mais cedo, a 12 de Abril, e durará até à primeira semana de Setembro. Neste período, este é o palco de autênticas romarias para degustar estes moluscos gastrópodes.
O seu proprietário, Vasco Rodrigues, considerado o ‘rei do caracol’, herdou este negócio fundado pelo pai, o tal menino Júlio, em 1958. Começou por ser uma taberna que vendia comida e carvão, mas foram os caracóis que lhe renderam a fama.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Uma pequena passagem pelo país.

Caracóis, Pipis, Moelas, Tapas, são apenas uns dos muitos petiscos que podemos encontrar nas feiras e nas casas especializadas em petisco.

Os caracóis são o centro da atenção e estes são confeccionados com quase tudo, ora com favas, com massa, com alho, com farinheira… Neste festival tudo vai bem com caracóis! Ou os caracóis encaixam em tudo! Atreva-se a experimentar!

Cada cozinheiro têm o seu segredo o mais difícil talvez seja ligar o molho aos petiscos, não importa, a verdade é que este tipo de evento está cada vez mais presente na vida dos portugueses e o seu auge é sem dúvida o verão.

O que está cada vez mais em voga são os festivais dos caracóis que acontecem um pouco por todo o país.

Podemos citar vários exemplos dessa febre de verão onde o ponto forte são os meses de Junho, Julho e Agosto.

Este ano que passou (2012), aconteceram várias feiras deste género e que já adquiriram o estatuto de feira anual.

Entre elas encontramos:

O Festival do Caracol Saloio em Loures que terminou dia 29 de Julho e deixou muita boa gente com saudades.

Quem vai a um festival gastronómico dessa natureza cujo prato principal é o caracol fica abismado devido a multidão de portugueses e estrangeiros que procuram esta iguaria gastronómica.

Para alegrar a festa e os milhares de portugueses que passaram pelo pavilhão, não faltaram:

Nelo Ribeiro que cantou alegremente todos os sucessos portugueses do passado e é claro, Carlos Paião, Xutos e Pontapés, etc…, vamos caracolar.

Enquanto isto imperiais e minis davam alma e regavam as almas despreocupadas e satisfeitas naquele ambiente fantástico de música e sabores.

É uma verdadeira aventura gastronómica.

São Brás de Alportel (P) - II Rota do Caracol parte à descoberta da tradição do bom petisco

A tradição do bom petisco esteve presente em  São Brás de Alportel na 2ª edição da Rota do Caracol…uma rota pelos sabores tradicionais do mais apetecível petisco da primavera, os caracóis!
Por entre tardes de convívio, que reúnem à mesa familiares e amigos, a Rota do Caracol parte vagarosamente à descoberta das mais diversas maneiras de confecionar caracóis e dos muitos segredos de tempero… escondidos em cada carapaça.
Criada no âmbito da estratégia de promoção turística do município, como uma das Slowcities (cidades de bem viver), esta iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel contou com a colaboração de 14 estabelecimentos locais, que convidam a saborear a tradição do petisco, em boa companhia!
 
Veja a página de 2012 -  clique no caracol.
 
 
Fatacil: VXIII Festival do Caracol de Porches
 Veja o site original: Fatacil
Em 2012, decorreu na pitoresca vila de Porches, no Concelho de Lagoa, o XVIII Festival do Caracol, de 25 a 29 de Julho.
Este evento gastronómico, também já  é  um referência obrigatória no cartaz turístico da região, além das tasquinhas que  servem essa saborosa iguaria dos nossos campos chamada de caracol, o acontecimento contou ainda com um cartaz de animação musical onde vão actuaram Fernando Correia Marques, Eduardo Sant' Ana, Mena, Xico Barata, Pedro Jonnas, entre outros.
O Festival do Caracol de Porches foi e é organizado pela ACDR de Porches e conta com o apoio do Município de Lagoa e da Junta de Freguesia de Porches.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Criadora de caracóis sabe bem o que eles querem

Strathmore, Califórnia – Mesmo que você adore comer escargot, é possível que nunca tenha pensado muito em como eles vivem.
Talvez você suponha que eles são fracos e lerdos, que levam uma vida de desespero silencioso, assim como Thoreau descreveu a maioria da humanidade. Se é assim, Mary Stewart, uma criadora de escargot cujos moluscos são procurados por chefs do primeiro time em todos os Estados Unidos (incluindo nomes como Daniel Boulud e Thomas Keller), não hesitará em te corrigir.
"Eles mastigam muito alto, são barulhentos, você nunca viu nada igual", disse ela numa manhã quente do Central Valley, fumando um cigarro num pequeno quarto com ar condicionado, anexo a um celeiro de criação a poucos passos de sua casa.
Chefs de restaurantes como o Tertulia e o Vinegar Hill House em Nova York, o Moto em Chicago e o Walrus e o Carpenter em Seattle cozinham com seu escargot, por conta do cuidado que ela dedica à sua criação e limpeza. Essa atenção aos detalhes confere maciez, a ausência de grãos duros e um gosto fresco que carrega, às vezes, notas muito sutis de manjericão.
Mas é difícil imaginar o que realmente significa cuidar de caracóis a não ser que você visite Stewart, que vive num trailer nesta região agrícola a norte da cidade californiana de Bakersfield. Para criar escargots deliciosos, aparentemente você tem de saber o que é que os motiva e Stewart, que acaba de fazer sessenta e quatro anos, passou duas décadas aprendendo por si mesma.
 
Ver continuação do texto em: R7 entretenimento

Animais estão sendo dissolvidos

O pesquisador da Universidade de Cambridge, Geraint Tarling, capturou alguns caracóis marinhos nas águas da Antártica e chegou a uma conclusão assustadora: graças à acidez crescente dos oceanos, os animais estão sendo dissolvidos vivos pelas próprias águas. O efeito mais aparente é que os bichos estão perdendo seus cascos, ficando mais vulneráveis.
A acidificação dos oceanos, como você pode imaginar, é resultado da ação do homem - especificamente, da emissão exagerada de CO2 na atmosfera. Quando o CO2 entra em contato com a água, forma ácido carbônico, que reage com o cálcio, corroendo conchas de caracóis e outros moluscos.
A pesquisa de Cambridge representa as primeiras provas de que os moluscos estão sendo afetados pela acidificação dos oceanos que, segundo outros estudos, está aumentando à taxa mais rápida dos últimos 300 milhões de anos.
Soluções para controlar o fenômeno são: jogar calcário no oceano, o que controlaria a acidez, mas poderia afetar o ecossistema de outras maneiras, ou então diminuir as emissões de CO2, medida que faria mais sentido mas que, como sabemos, não é nada simples.

Via
Gizmodo
 
Imagem de: Revista galileu

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A verdade sobre o Caracol Africano

Medo. Nojo. Repugnância!!! Esses são alguns dos efeitos que alguns sentem quando se deparam com o gastrópode Achatina fulica, ou simplesmente - como a maioria conhece - o CARACOL AFRICANO. Entretanto, poucos sabem que outros animais como cães, gatos, pombos, bois, cabras, ovelhas, cavalos e porcos são capazes de causarem muito mais enfermidades.
Segundo Mauricio Aquino, mestrando em Ciência da Saúde da UFAL e coordenador do blog CaracolAfricano.com - técnico e profissional da área - fazem um “alarde desnecessário”, divulgando exceções sobre os riscos potenciais do Caracol Africano como se fossem regras e o aponta este comportamento como o grande responsável pela acelerada infestação do ambiente rural e urbano, além da destruição de diversos representantes da nossa fauna nativa: caracóis, lesmas e caramujos brasileiros ameaçados de extinção.
“A Rede Globo no país todo, publica muita informação equivocada sobre o caracol africano, especialmente, sobre as doenças que ele nunca causou no Brasil até agora. Não que ele não seja capaz; mas a Meningite Eosinofílica (ME) e Estrongilíase Abdominal, por exemplo, as duas principais enfermidades associadas frequentemente ao Africano, só são transmitidas quando o caracol é consumido cru ou mal cozido, habito mais comum nos países asiáticos", afirma Aquino.
 
Veja a notícia completa em: EXTRALAGOAS em A verdade sobre o Caracol Africano

Seminário - criação de caracóis


Região
A criação de caracóis em destaque na Lourinhã: Seminário de HeliciculturaÚltima alteração dia
2013-01-22 às 11:14:25


Imprimir NotíciaA criação de caracóis em destaque na Lourinhã: Seminário de Helicicultura
 

A criação de caracóis estará em foco esta quinta-feira, dia 24, num Seminário de Helicicultura, que decorre no salão nobre dos Paços do Município da Lourinhã.


Ao longo desta iniciativa, organizada pela Helixcoop - Cooperativa Agrícola de Helicicultores de Portugal, serão abordadas temáticas relacionadas com os sistemas de produção no país e na região de Lisboa e Vale do Tejo, o licenciamento das heliciculturas e o enquadramento e regulamentação legal desta actividade económica.

O seminário é aberto às 10h00 por Nuno Russo, Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

A iniciativa é apoiada pelo Município da Lourinhã.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Caracol Turbo da DreamWorks para 2013

As apostas da DreamWorks para 2013

Foi divulgado o primeiro teaser da animação “Turbo”, da DreamWorks. O vídeo tem início com uma corrida de Fórmula 1 com uma narração sobre a velocidade e as decisões feitas em um milissegundo durante uma corrida. Logo depois, é apresentado o caracol Turbo e seu imenso esforço para atravessar 35 centímetros em um tempo recorde de 17 minutos.