sábado, 30 de abril de 2011

Caracóis Slow food Algarve

Caracóis (mas não só) na ementa do piquenique “slow food”

30-04-2011 9:11:00

É o primeiro evento do movimento “Slow food Algarve”, quer combinar o prazer de comer com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Confira a ementa e o local.

Criado em Abril 2011, o Slow Food Algarve organiza o seu primeiro evento este domingo, primeiro de Maio, com o tradicional piquenique de caracóis, a partir das 16h30, na Fundação Manuel Viegas Guerreiro em Querença (Loulé).

Aos que queiram participar basta levar prato, talher, copo e manta porque os petiscos serão fornecidos no local.

Proteína combate trauma


Cientistas descobriram uma maneira de apagar lembranças de traumas da mente inibindo a ação de uma proteína chamada de PKM. O estudo, publicado no Journal of Neuroscience, pode beneficiar pessoas que sofreram traumas de guerra, que foram vítimas de violência ou que apresentam transtorno de estresse pós-traumático. As informações são do site do jornal Daily Mail.




Segundo David Glanzman, chefe da pesquisa e professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, com a descoberta será possível alterar a memória para reduzir o trauma. "Não é num futuro imediato, mas acredito que seremos capazes de identificar a memória de uma experiência traumática e tentar amenizá-la no cérebro", disse.



Glanzman e sua equipe relataram ter eliminado, ou pelo menos enfraquecido substancialmente, a memória de longo prazo em caracóis marinhos, conhecidos como Aplysia. Os pesquisadores estudaram a proteína no caracol, que apresenta um sistema nervoso simples, para que pudessem entender como a atividade PKM mantém uma memória de longo prazo.



Eles analisaram um tipo simples de memória, chamada de sensibilização. "Se moluscos marinhos são atacados por um predador, o ataque aumenta sua sensibilidade aos estímulos do ambiente, é uma forma fundamental de aprendizagem que é necessária para a sobrevivência", disse Glanzman.



Os cientistas removeram os neurônios-chave do sistema nervoso do caracol e os colocaram em uma placa de Petri, para recriar os dois neurônios do "circuito" que produz o reflexo. Eles conseguiram apagar uma memória de longo prazo, tanto no caracol quanto nos neurônios em laboratório. De acordo com os pesquisadores, a descoberta é o primeiro passo para impedir a formação de uma memória traumática específica.

Notícia tirada do site: noticias.terra

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Programa: Semana Cultural de Alte 2011


Programa: Semana Cultural de Alte 2011

O início da Boda está agendado para as 11h00 e os “convidados” poderão degustar alguns dos mais saborosos petiscos da serra: caracóis, carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho, papas com ervilhas, grãos com borrego, jantar de feijão, pão caseiro e bolos tradicionais.

O desfile tem início às 15h00 e, pelas 16h00, já na Fonte Grande, acontece a saudação dos noivos e o baile integrado no Festival de Folclore, com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega (Ovar), Rancho Folclórico Alegria de Alqueidão de Santo Amaro Beco (Ferreira do Zêzere) e Grupo Etnográfico de Alverca do Ribatejo (Vila Franca de Xira).

Ciência no Oeiras parque em Maio

28 Abril, 2011 - 13:32 Notícias Portugalmail
Maio é mês da ciência no Oeiras parque

O Oeiras parque vai acolher uma série de actividades lúdicas e pedagógicas de divulgação científica, durante o mês de Maio, com o duplo objectivo de sensibilizar a população para o papel da ciência e recolher donativos destinados a desenvolver o projecto Simbiontes Autismo, que inclui a criação de um fundo para investigação em Neurodesenvolvimento Infantil.

O programa, que surge em colaboração com a Associação Viver a Ciência (VAC), conta com um espectáculo de dança contemporânea, stand up comedy, um ambiente de "conversa de café", e a divulgação do projecto Vidas a Descobrir, da VAC, que ganhou recentemente um prémio internacional.
Durante o mês de Maio haverá ainda tempo para workshops infantis que assinalam o Dia da Criança. Entre as propostas está uma acção baseada no livro "Os Amigos da Menina do Mar", onde serão explorados conceitos básicos de biologia, com recurso aos exemplos da fauna marinha da costa portuguesa, além do workshop infantil "Caracol, caracol, põe os pauzinhos ao Sol!", dedicado à vida dos caracóis.
De 1 a 31 de Maio, em paralelo com as restantes actividades, decorrerá uma campanha de angariação de donativos para apoiar o desenvolvimento de um projecto com meninos autistas, refere uma nota da organização.

Detectar as alterações evolutivas em caracóis-listados

O estudo, que envolveu mais de 6000 pessoas de 15 países europeus tinha como objectivo detectar as alterações evolutivas em caracóis-listados ao longo dos últimos 40 anos devido a variações de temperatura, e foi lançado em Abril de 2009 por ocasião do 200 º aniversário do nascimento de Charles Darwin, pai da Teoria da Evolução.

Foram recentemente publicados na revista PLoS ONE os resultados de um mega-estudo inédito promovido pela Open University e apoiado pela Royal Society e pelo British Council.

O “Evolution MegaLab”, que foi lançado em Abril de 2009 por ocasião do 200º aniversário do nascimento de Charles Darwin, pretendia envolver o público num projecto científico que permitiria comprovar a ocorrência da Evolução, através da detecção das alterações morfológicas ocorridas em caracóis-listados ao longo dos últimos 40 anos, que se ficariam a dever às variações na temperatura.

A investigação envolveu 6000 pessoas de 15 países da Europa e a análise de 8000 amostras

Veja esta matéria completa e original em: naturlink

Robert Pattinson e os caracóis

Curiosidade tirada do blog: Ofuchico

Robert Pattinson transformou sua ida ao programa de Ellen DeGeneres em uma sessão de terapia. Pattinson esteve no talk show The Ellen DeGeneres Show, na quarta-feira (20), para promover seu novo filme Água para Elefantes e falar sobre o cuidado com os animas. Isso levou o ator a se recordar que sempre tentou protegê-los.

R-Patz contou à apresentadora o quanto se preocupava com bichos e se lembrou de um professor maldoso, que jogou no lixo a coleção de caracóis dele.

“Todo mundo costumava jogar caracóis uns nos outros na escola e eu tentava salvá-los e não só arrumei um problema para mim, como fui suspenso por fazer isso. Foi uma lição que aprendi: ‘Nunca tente fazer nada bom!”", brincou Robert.

Segundo o ator, ele recolhia os caracóis e acabou criando uma pequeno santuário para eles, no fundo da classe, mas seu professor não gostou nada da ideia e jogou seus protegidos na lata do lixo.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.

Receita de caracóis algarvia

Esta receita pertence a: emspublinet
Petiscos

Eis uma receita que está quase a entrar na mesa de muitos portugueses, sobretudo algarvios, como um delicioso petisco de Primavera, mas tenha em conta que estes devem ser comprados num posto de venda seguro.

Ingredientes:

1Kg de caracóis
1 Cebola pequena
2 Dentes de alho
1 Malagueta
1 Ramo de orégãos
Sal e pimenta
Casca de 1 limão
0.5 dl de azeite
1 caldo de galinha (facultativo)

Preparação:

De véspera, colocam-se os caracóis num passador de rede e polvilham-se com farinha, desta forma, vão libertar impurezas que possam conter.
Lavam-se em várias águas até que a última esteja limpa.

Num tacho, leva-se ao lume o azeite com a cebola e os alhos. Quando a cebola estiver mole, colocam-se os caracóis e o ramo dos orégãos e deixa-se ferver cerca de 10min.

Tempera-se com sal e pimenta, com o caldo de galinha diluído num pouco de água que pode fazer o molho e a malagueta se gostar do sabor e deixa-se repousar.

Truques:

Os caracóis devem ser consumidos com pão com manteiga e retirados das cascas com palitos ou alfinetes.

Para dar algum requinte e, se tiver rolhas de cortiça, experimente espetar os alfinetes nas rolhas e colocá-las na mesa.

Os caracóis são ricos em ferro e óptimos para a saúde de quem não tem inconvenientes.
Se gostar, pode também aromatizar os caracóis com poejo e a casca de limão.

Turismo do Algarve: Caracóis à algarvia

Turismo do Algarve: Caracóis à algarvia: "No Algarve, entre Abril e Junho, é tempo de comer caracóis. Este petisco é especialmente popular no dia 1 de Maio, em saídas para o campo on..."

No tempo da minha mocidade, aprendi com os meus avós a preparar e a cozinhar caracóis.
Apanhávamos os caracóis e colocávamos no chão envoltos num grande círculo de sal para não escaparem. No centro desse círculo colocávamos uns ramos de amendoeira para eles treparem...Só os tirávamos de lá na altura de os cozinhar, ou seja, no final de Abril.
Na noite anterior, molhávamos os caracóis e colocávamos um alguidar grande sobre eles: os que subissem para as paredes do alguidar estavam bons; os que permanecessem no chão estavam mortos e portanto não serviam.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

XVII Semana Cultural de Alte


1º Maio traz a boda e festa rija




O 1º de Maio é o momento alto da Semana Cultural, com a recriação da cerimónia tradicional do Casamento com Boda, uma das principais manifestações etnográficas da região.



A Boda começa às 11h00 e os “convidados” poderão partilhar alguns dos mais saborosos petiscos da serra. Não faltarão caracóis temperados com orégãos, os carapaus alimados, peixinhos da horta, bacalhau com alho, as papas com ervilhas, grãos com borrego, jantar de feijão, pão caseiro e os bolos tradicionais.



Comido o banquete lá se parte para o desfile, que tem início marcado para as 15h00 e, pelas 16h00, já na Fonte Grande, acontece a saudação dos noivos e o baile.



Paralelamente desenrola-se o Festival de Folclore, com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte, Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega (Ovar), Rancho Folclórico Alegria de Alqueidão de Santo Amaro Beco (Ferreira do Zêzere) e Grupo Etnográfico de Alverca do Ribatejo (Vila Franca de Xira).



E hão-se soar os ferrinhos e as concertinas, as guitarras e os cavaquinhos.

Lembramos que a festa já começou no dia 25 de Abril.

Qual a diferença entre lesma, caramujo e caracol? - Mundo Estranho

Os três são moluscos, da classe dos gastrópodes. A principal diferença entre alesma e os outros dois é que ela não tem uma concha externa - ou tem uma concha muito pequena. Já caracol e caramujo são sinônimos em várias regiões do Brasil, mas, na linguagem popular, caracol geralmente se refere aosgastrópodes terrestres, e caramujo, aos aquáticos. Já as lesmas podem viver tanto na terra como no mar. Juntos, esses três bichinhos somam cerca de 75 mil espécies. Além de numerosos, eles são antigos moradores da Terra: existem registros fósseis de gastrópodes de cerca de 500 milhões de anos atrás. Há entre 30 e 40 famílias de lesmas, contra 400 de caramujos e caracóis, de acordo com o biólogo Luiz Ricardo Simone, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, autor do livro Land and Freshwater Molluscs of Brazil(“Moluscos Terrestres e de Água Doce do Brasil”). Você pode não gostar da gosma que eles deixam, mas sem eles, podem ocorrer desequilíbrios ambientais.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MERCADO

Mercados de exportação

A França desempenha um papel central no crescente comércio internacional de caracóis. Alguns dos caracóis importados pela França são processados e exportados para outros países europeus ou para a América do Norte, especialmente para os EUA, que importa anualmente carne de caracol no valor de milhões de dólares. Outros mercados importantes são a Alemanha, a Bélgica, a Holanda, o Canadá, a Suíça, o Japão, a Suécia, a Áustria, a Dinamarca e a África do Sul.

Entre os maiores fornecedores destes mercados contam-se a Grécia, a Turquia, a Roménia, a Argélia, a Tunísia, assim como Taiwan, a Tailândia e a China. A maior parte dos países fornecem as espécies de caracóis europeus, Helix aspersa, H. pomatia e H. lucorum, enquanto os países asiáticos fornecem a espécie Achatina fulica. Os caracóis são fornecidos frescos, congelados ou enlatados. As espécies africanas representam cerca de um terço do preço das espécies europeias.

Tal passa-se principalmente porque a carne das espécies africanas, em comparação com a das espécies europeias, é considerada como sendo 74 A cultura de caracóis borrachosa e as conchas são menos adequadas para a apresentação do produto final. Os consumidores europeus normalmente preferem os caracóis servidos com ou na sua concha.

Esta página pertence a: Agrodok 47 A cultura de caracóis