quinta-feira, 26 de março de 2009

Alimentação do caracol

Os caracóis possuem 4 antenas, duas com função visual e as outras duas com função sensitiva. Os caracóis alimentam-se usando a rádula, uma língua áspera, que raspa os alimentos, como uma raspadeira. A sua alimentação variada vai desde plantas, frutos, fungos e inclusive carne no caso das espécies carnívoras ou omnívoras. Possuem variados predadores, como aves, ouriços-cacheiros, entre outros.
Alguns caracóis conseguem hibernar ou estivar, sendo que se o fizerem perdem cerca de 60 % do seu próprio peso. Podem ser mantidos em cativeiro, sendo divertidos de se observar, podendo ser mantidos num tanque ou aquário, sendo para isso necessário, um pouco de solo, osso de choco para cálcio, e vegetais para a sua alimentação. Devem ser mantidos quentes e húmidos, sendo a espécie mais comum de ser mantida em cativeiro, o Lissachatina fulica
As farinhas podem fazer parte da sua alimentação, como o milho, trigo e a soja.

Os caracóis são muito versáteis na alimentação.

Eles comem quase um pouco de tudo quando em liberdade. Cogumelos, frutos, folhas, flores, cascas, algas, calcário, gesso húmido, papel e papelão.

Os mais velhos comem alimentos deteriorados, folhas velhas, frutos e cascas deterioradas etc.

Os de estufa, comem o que lhes dão, mas a sua alimentação básica é a ração própria.

PS.

Durante á hibernação podem perder cerca da metade do seu peso.

11 comentários:

  1. bom dia gostava de saber onde posso encontrar raçao para caracois e contacto da empresa se alguem me puder informar agradecia rui_vaske@hotmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alimentação do caracol é simples, variada e diversificada.

      Os caracóis alimentam-se usando a rádula, uma língua áspera que raspa os alimentos como uma raspadeira. A sua alimentação é variada desde plantas a frutos, fungos e inclusivamente carne no caso das espécies carnívoras ou omnívoras.

      Alguns caracóis conseguem hibernar ou estivar, sendo que se o fizerem perdem cerca de 60 % do peso.

      Podem ser mantidos em cativeiro num tanque ou aquário sendo para isso necessário um pouco de terra, osso de choco para lhes fornecer o cálcio, e vegetais para a sua alimentação.

      Devem ser mantidos quentes e húmidos.

      As farinhas de milho e trigo, bem como a soja, podem fazer parte da sua alimentação, se bem que eles comem quase um pouco de tudo quando em liberdade. Cogumelos, frutos, folhas, flores, cascas, algas, calcário, gesso húmido, e até papel e papelão.

      Existem criadores de pequena escala que os criam em caixas de papelão. Os caracóis aqui se desenvolvem neste cativeiro e também o consome. Vantagem: O papelão serve também como alimento, a caixa de papelão enquanto estiver em contato com o solo não deixas as ervas crescerem. Desvantagem: Tém que se fazer substituição das caixas de tempo a tempo para evitar doenças, geralmente causada por exclemento dos caracóis.

      Os mais velhos comem também alimentos deteriorados, nomeadamente folhas, frutos e cascas em deterioração, etc..
      No caso das criações de caracóis a sua alimentação básica é a ração própria que pode ser encontrada em lojas de rações para animais.

      Devido a constante procura e aumento de criadores de gastrópodes, as rações estão mais presentes nas lojas de animais, principalmente nas zonas industriais dos Distritos.

      Excluir
  2. Gostei do blog. Estou desempregado e vejo aqui uma oportunidade de ter um negócio meu.
    Passei à vida a +pisar carcóis no campo e agora vejo oportunidades de ganhar algum com esses "bichinhos", obrigado.

    ResponderExcluir
  3. boa noite gostava de saber onde posso comprar raçao para caracois e contacto da empresa se alguem me puder informar agradecia vromao@portugalmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Rações Veríssimo, S. A.

    Fábrica de Alimentos Compostos Para Animais
    Tel.: 244 720 630 | Fax: 244 723 497
    IC2 - Boa Vista 2420-399 LEIRIA

    Aqui vai um exemplo de um fornecedor de rações para animais, incluindo ração para caracóis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá andré: Fico grato pela sua contribuição há pessoas a procura de fornecedores de rações.

      Excluir
  5. Ração para caracóis.
    Composto de:

    É confeccionada à base de farinha de soja, milho, trigo e aveia. O caracol, é totalmente vegetariano. À noite, além da ração, comem couve, trevo e alface e quase tudo que é verde, na criação, devemos semear vegetais no terreno onde se encontram.

    Os caracóis sobem tudo, inclusive as redes de protecção, por isso os helicultores utilizam uma rede elétrica, muitos helicicultores chamam a isso de pastor eléctrico, o sistema é do género utilizado para as ovelhas. Os choques eléctricos evitam que eles saiam do recinto. O cativeiro dura cerca de quatro meses até que um caracol atinja a idade adulta, para poder ser servido na mesa dos apreciadores.

    Um caracol adulto pesa entre 5 e 20 gramas.
    As espécies mais criadas na helicicultura portuguesa são: O “helix aspersa” ou “petit gus”, francês e o máxima, conhecido por “escargot de Bourgogne”. São as espécies mais criadas, nas estufas de Portugal.
    De maneira geral, os criadores que exploram este tipo de negócio, começam por 500 a 1000 metros quadrados e vão avançando a criação e a ocupação de mais metros quadrados conforme a exigência do mercado e a dimensão do volume de negócios.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. A Trigojasmim SA dispõe no seu leque de produtos uma Ração para caracóis. mais informações: geral@trigojasmim.com
    www.trigojasmim.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, um dos meus caracóis partiu muito a concha, e gostaria de saber como é que o posso ajudar fortalecendo-lhe a concha.

    Obrigada :)

    ResponderExcluir

  8. Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? ? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% por anulação para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail beverlyloan.institute@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir